Visitas

Siga-me

@sosjefferson

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Governados pelos maus

        Quando ainda era um estudante de ensino fundamental, e ainda acreditava no mundinho de Polyana Moça, eu costuma também acreditar que os governos importassem com as pessoas. Lembro-me por diversas vezes ir à distribuição de brinquedos no natal  que o governo do PSDB Marconi Perillo sempre fazia. Alienado, eu pensava que tudo aquilo alí era a manifestação do amor do atual governo para com todas crianças que gostariam de ganhar brinquedos no final do ano. Quando então vimos chegar cadeiras novas para escola, aquilo sim foi fascinante! Parecia que estavamos sendo presentiados. Toda a escola se alegrou, e aquele ano de 1999 foi marcado por pesado investimento financeiro na Escola Estadual Barão do Rio Branco.

       O tempo passou, entrei no serviço público municipal e depois no distrital em Brasília. A partir de então, estando dentro da máquina pública, passei a ver como as coisas realmente funcionavam. Logo depois passei a estudar Serviço Social da Pontifícia Católica (PUC-GO), e com tantos conhecimento novos, meu senso passou a ser crítico e não mais comum. Tão afiado que por instantes me perguntava "o que estou fazendo nesse mundo?". Isso que experimentava era Filosofia - o estranhamento dos acontecimentos no mundo e o questionamento das formas e normas dele. Conhecendo Karl Marx, Rousseau, Durkheim e Kant, minha visão crítica se aguçou ainda mais, porém meu mundo se tornou azul. É assim que acontece.

      Ocorre a toda pessoa que tem a oportunidade de saber como as coisas públicas funcionam e que possue conhecimento científico acerca do funcionamento das instituições, elas ficam mais infelizes que a maioria. Pois ela vê, e não entende o Porquê de tanta falta de amor com o povo governado.

      Na verdade o governo não se importa com ninguém. Se você comeu hoje, se na sua rua tem asfalto, saneamento básico, se há justiça, se a polícia tem condições de trabalho, se a chuva levou a sua casa, se a sua vó não consegue aposentar, se existem muitas crianças nas ruas, se muitas delas são órfãos, se se amigo conseguiu uma sirurgia importante para a sua existência, se todos têm acesso ao Serviço Social. O governo está preocupado em "ARRECADAÇÃO". É isso fiel preocupação. E dividir a arrecadação com as pessoas não é o pensamento de governos neoliberais.

     A aplicação dos recursos seguem os interesses dos grandes empresários que são os maiores beneficiados do governo.  Bancos que trabalham com dinheiro em taxas microscópicas e o emprestam ao povo em juros sobre juros. Instituições Financeiras que deveriam fomentar projetos da sociedade civil, por sua vez fomentam quem já é abastado, estou falando do mercado imobiliário e dos projetos para "pequenos negócios". Aplicam muito capital financeiro em escolas técnicas que ensinam a trabalhar, mas não ensinam a pensar, o que é o maior benefício para o ser humano. Aplicam muito em segurança pública, cadeias, e prisões para jovens, mas não aplicam nas escolas. Que diga-se de passagem, a greve dos professores que não costumam durar menos que 30 dias e voltam sem seus pleitos atendidos e com multas e ponto cortado.

    Nenhum governo será bom. Nenhum vai governar com amor ou preocupado com as necessidades do povo. A Liberdade e a emancipação das pessoas é o caminho. A administração popular, democrática, diferente da atual "democracia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário